Blog | Onde jurídico é investimento

LEGAL ANALYTICS NORTEIA O FUTURO DO DIREITO

27/7/2022

Eficiência, otimização, tomada de decisões inteligentes e previsão de tendências são alguns dos motivos para entender porque o futuro da área jurídica vai depender cada vez mais do Legal Analytics.

O Legal Analytics abrange, em síntese, o conjunto de técnicas que permitem análises jurídicas baseadas em dados, para facilitar o processo de tomada de decisões.

É a aplicação de métodos quantitativos, especialmente a estatística, para uma gestão jurídica mais eficiente. Essa estatística é a base de toda a inteligência que será aplicada na análise e resolução dos conflitos jurídicos. Mais do que identificar os problemas, é preciso fornecer soluções eficazes. E os dados representam uma grande parte dessas soluções.

Vantagens para advogados e departamentos jurídicos

O avanço da tecnologia permitiu que diversas ferramentas e soluções - como as que Deep Legal Analytics oferece - fossem criadas com a finalidade de realizar a previsão de resultados com base na cultura Data-Driven. Se utilizada na gestão do departamento jurídico, sua eficiência e precisão aumentam consideravelmente, chegando a 85%. Como resultado, a gestão jurídica dos processos se torna mais célere e eficaz, com redução de custos.

Soluções de coleta e análise de dados permitem aos advogados melhorar os processos jurídicos, mitigar riscos com maior eficácia, otimizar o tempo e reduzir custos. Neste contexto, a inteligência jurídica age como uma ferramenta ou meio para que escritórios e advogados elaborem ações mais estratégicas, baseadas em informações precisas.

Como funciona na prática

Primeiramente, o software se alimenta com os dados de juízes, comarcas, pedidos e decisões destes juízes nas comarcas. Dessa forma, é possível iniciar imediatamente um procedimento de análise de ganhos e perdas, de acordo com cada caso em questão.

O legal analytics estabelece condições de análises descritivas e diagnósticas, buscando dar concretude às normas e instituições, situando os processos no tempo e no espaço. Assim, o material obtido por meio da jurimetria possibilita a tomada de decisão e o posicionamento estratégico mais adequado por parte dos profissionais na compreensão de processos, entendimento de tendências e decisões judiciais.

Como resultado, é possível evidenciar as dinâmicas existentes em diligências. E, neste contexto, todo o Judiciário pode ser visto como um grande gerador de dados. Eles descrevem o funcionamento completo do sistema, possibilitando que – de forma organizada – sejam analisados e metrificados como uma unidade.

Cenário nacional e futuro do mercado jurídico

No Brasil, diversos escritórios já adotaram o legal analytics para aprimorar seus resultados. O uso dessas soluções tecnológicas têm auxiliado advogados a tomarem decisões estratégicas melhores, sem falar na economia de tempo oferecida. Com isso, tudo leva a crer que a advocacia será cada vez mais analítica e baseada em dados.

Com acesso aos dados organizados a partir de categorias relevantes é possível obter um direcionamento baseado em números, o que colabora com mais assertividade, fidelização de clientes, redução de riscos e de despesas processuais.

O objetivo do Legal Analytics é facilitar a vida do profissional de Direito, utilizando esse tipo de ferramenta aliado à expertise jurídica. A intenção não é que a tecnologia substitua o trabalho do advogado, mas sim, que sirva como aliada no processo estratégico, oferecendo mais segurança nas deliberações acerca de casos e processos jurídicos.

____________________________________________________________________________________

Compreender que o legal analytics otimiza processos, beneficia atividades e contribui para com todo o setor jurídico é necessário para antever e seguir o caminho que se forma para o Direito no futuro. Tanto nacional quanto internacionalmente, a área se predispõe para a adoção de ferramentas, soluções e práticas cada vez mais disruptivas - aquelas que vão sair do “mais do mesmo” para enxergar possibilidades, encontrando novas perspectivas.

Leia também:



Conheça a Deep Legal
e faça parte do futuro.

[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA SA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP