Blog | Onde jurídico é investimento

PRESCRIÇÃO DIGITAL DE ACORDOS: UTILIZANDO DADOS PARA VIABILIZAR NEGOCIAÇÕES

2/5/2022

A rotina de um escritório e departamentos de advocacia é preenchida com muitas demandas, mas é certo que a adoção da tecnologia torna algumas atividades mais práticas e organizadas. O mercado disponibiliza diversos softwares que otimizam a vida dos profissionais do Direito.

A partir da transformação digital - que tem crescido nos últimos anos e ganhou ainda mais força por conta da pandemia - os clientes passam a interagir com as organizações de novas maneiras. Por outro lado, as empresas fazem uso da tecnologia disponível para melhorar seu desempenho e garantir melhores resultados, e fazer acordos mais inteligentes na resolução de conflitos é uma delas.  

Não perdendo o foco das regras contidas nas políticas de acordos, é necessário entender quais processos têm maior risco de perda. Neste sentido, uma plataforma digital de monitoramento e análise de dados e informação - como a Deep Legal - auxilia na tomada de decisões com base não apenas na sua expertise no ramo do Direito mas também com o olhar estratégico guiado por dados.

A importância dos acordos

Por que a realização de  bons acordos é tão importante? Aqui, estamos diante da redução de contingência financeira para as empresas, honorários diferenciados para os escritórios, satisfação do pleito da parte que demanda e com tudo isso uma melhoria significativa na reputação institucional. Por essas razões os acordos são fomentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por todos os Tribunais brasileiros.

Segundo o CNJ, enquanto em países desenvolvidos o percentual de acordos em conflitos é de 80% a 82%, em países subdesenvolvidos é de 30% a 35%, conforme as pesquisas de entidades internacionais.

Aliás, para incentivar a resolução de litígios por meio da conciliação, no Brasil, o Conselho Nacional de Justiça instituiu o dia 8 de dezembro como o Dia Nacional da Conciliação. A intenção é estimular juízes e mostrar à população a importância da conciliação e acordos na solução de conflitos que, geralmente, demoram anos para serem julgados.

Isso porque um acordo agiliza o fim do processo, uma vez que não é necessário esperar a sentença ou toda a morosidade de um processo judicial até sua instância final, antecipando e trazendo benefícios para todas as partes.

Transformando processos em dados

É possível chegar ao melhor acordo através de ferramentas que fazem análise preditiva da sua carteira de processos e conjunto com as regras de negócio contidas na política de acordos pré-existente.

A partir dos dados de capa, dos movimentos e das decisões de um processo judicial, como sentenças, posicionamento de juízes, tempos gerais conforme cada fase processual, condenações, valores pagos em acordos - uma vez que o software tem todos os elementos em forma de dados – é possível entender, no momento zero, se o acordo é um bom negócio naquele processo específico.

Ou seja, através do banco de dados, o software chancela se naquele processo específico é viável ou não um bom acordo. E, no caso da Deep Legal, isso é feito de forma individualizada, a partir de preceitos que são definidos pela própria empresa, através das suas regras de negócio.

Prescrição Digital de acordos - uma solução Deep Legal Analytics

Ao individualizar o atendimento e compreender as demandas específicas de cada cliente, é possível que a prescrição digital de acordos seja aplicada aos processos jurídicos da sua carteira. Isto porque, quando se utilizam os recursos da Deep Legal, é possível visualizar quais são as melhores opções para acordo.

A utilidade da ferramenta vai muito além de dar alertas e avisos, embora também o faça. Uma vez que o software assinala quais são os melhores casos para fazer acordo, conta com uma complexidade e assertividade que se tornam indispensáveis aos escritórios e departamentos jurídicos.

Com o uso desta função, a partir de todos os padrões definidos, semanalmente a Deep Legal envia um grande número de casos para determinada empresa ou ODR (Online Dispute Resolution – meios alternativos de resolução de conflitos, realizados em um ambiente totalmente digital), através da API (Application Programming Interface).

Na sequência, integra seu sistema ao do cliente e passa a fazer um fleg e a dar alertas através da API. Esse processo é extremamente dinâmico e é enviado toda a semana, garantindo todas as informações necessárias para a realização do acordo.

________________________________________________________________________________________________________

A Deep Legal une sua experiência e conhecimento no Direito e em tecnologia para impulsionar a advocacia da nova era nas empresas. E essa nova era desbloqueia oportunidades, fazendo dos esforços do setor jurídico uma fonte de inteligência gerencial para o escritório, ajudando no desenvolvimento das estratégias de vitória e amadurecendo o mindset digital para todo o ecossistema.

Saiba mais, fale com um especialista em legal analytics.

[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA SA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP