No dia a dia do Direito, manter uma boa gestão de prazos por meio do monitoramento constante dos processos judiciais é fundamental para que escritórios e departamentos jurídicos possam alcançar a máxima eficiência operacional.
Além de se manter atualizado com a movimentação processual, o monitoramento fornece mais subsídios para os advogados montarem suas estratégias e assim atenderem de maneira mais assertiva as demandas de seus clientes.
Mas apesar de ser uma das práticas mais importantes no dia a dia dos operadores jurídicos, nem sempre este monitoramento é uma tarefa fácil ou rápida. Com a complexidade do nosso Judiciário, com diferentes tribunais e instâncias para serem consultados diariamente, a realização desta tarefa de forma manual pode se tornar árdua, despendendo muito tempo dos profissionais.
Por isso, cada vez mais os gestores jurídicos estão utilizando a tecnologia para realizarem esses acompanhamentos, liberando assim o advogado para que possa se dedicar ao estudo de caso e outras atividades. Neste post, você vai entender como funciona o monitoramento dos processos e a importância de manter essa rotina no seu dia a dia com o auxílio de ferramentas digitais.
Como citado, o monitoramento manual pode se tornar uma tarefa bastante complexa no dia a dia dos escritórios e departamentos jurídicos, a depender é claro, do volume de processos que precisam ser acompanhados diariamente.
Vale lembrar que a digitalização no Judiciário já é uma realidade e que a cada ano vem ganhando mais adesão nos tribunais brasileiros. Segundo o relatório “Justiça em Números 2023”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2022 apenas 1% dos processos protocolados no país ingressaram de forma física. Neste ano, de acordo com os dados, entraram 31 milhões de novos casos eletrônicos.
O volume de dados da Justiça brasileira também chama a atenção, com 349 milhões de processos e quase 15 bilhões de movimentações armazenados no banco de dados, segundo informações do Painel de Monitoramento (DataJud) de fevereiro de 2024.
Além da complexidade do sistema Judiciário, os dados demonstram a importância de contar com ferramentas tecnológicas para a mineração e extração de dados dos processos em tramitação, acompanhando em tempo real qualquer movimentação processual.
A nossa plataforma de Legal Analytics monitora, compara e prevê os resultados dos processos em tramitação, com base nos dados públicos obtidos diretamente dos Tribunais e Diários Oficiais.
Com isso, a busca de processos e a extração de dados é feita em minutos, abrangendo todos os tribunais de interesse do advogado, sem a necessidade de o profissional buscar manualmente a movimentação de seus processos em cada um dos tribunais.
A plataforma fica conectada o tempo todo com os Tribunais, monitorando os processos em primeira e segunda instâncias e extraindo deles todas as informações relevantes.
O conteúdo pode ser personalizado com mais de 140 sinais, tendências, anomalias e previsões e o usuário pode criar notificações diferenciadas (com mais de 70 alertas disponíveis) para acompanhar os eventos mais importantes de sua carteira de processos.
Diariamente uma série de movimentações são registradas nos processos eletrônicos que tramitam na Justiça brasileira e o monitoramento destes eventos é fundamental para que os advogados possam manter uma boa gestão de prazos e atender a seus clientes de forma mais eficiente.
E para monitorar a movimentação processual com assertividade, as ferramentas de jurimetria são uma grande aliada, automatizando os processos que poderiam demandar muito tempo se fossem feitos de forma manual. Conheça mais sobre as nossas soluções e agende uma demonstração com nossa equipe.