Blog | Onde jurídico é investimento

Automação jurídica: por que investir nessa tecnologia

31/8/2021

Os contínuos avanços tecnológicos na área de inteligência artificial trazem possibilidades que garantem romper os próprios fundamentos de como o trabalho jurídico é conduzido e entregue. No entanto, essa mudança é vista com certa resistência entre os profissionais do Direito, que ainda têm dúvidas sobre as vantagens da automação do trabalho no setor jurídico.

Segundo uma pesquisa publicada pela Altman Weil em 2017, os escritórios de advocacia afirmam investir em inovação e novas tecnologias para melhorar seus serviços e oferecer um diferencial aos seus clientes. Porém, conforme outro estudo desenvolvido pela Thompson Hine e realizado com mais de 176 profissionais da área, menos de 4% dos advogados reconhecem mudanças reais na situação atual.

Isso ocorre porque o Direito é uma área completamente tradicional e formal, em que os profissionais têm vasto conhecimento teórico sobre leis e jurisprudências. A sensação é de que a tecnologia não encaixaria no dia a dia do advogado. Esse pensamento leva os escritórios e departamentos jurídicos a ficarem para trás nas inovações trazidas pela tecnologia.

Entretanto, o mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais inovadores – a chamada advocacia 4.0. Os advogados podem automatizar uma parte significativa de seu trabalho com a tecnologia atual. E a consequência disso? Produtividade, dinamismo, eficiência e realização profissional.

Continue a leitura e saiba como a automação jurídica pode beneficiar os profissionais dessa área.

Mas afinal, o que é a automação jurídica?

A automação jurídica significa automatizar atividades de suporte aos serviços jurídicos. É importante ressaltar que a automação e a tecnologia não surgem para substituir o trabalho humano. Em vez disso, elas servem para proporcionar menor esforço em tarefas que exigem menos trabalho intelectual e também promover mais tempo para que a estratégia e a inteligência virem prioridade dentro do jurídico.

Aqui estão algumas razões pelas quais a automação é importante e como direcionar os processos rotineiros de escritórios de advocacia beneficiará sua organização.

A automação:
●     Diminui as chances de erro humano na hora de gerir e analisar processos;
●     Cria uma experiência melhor para o cliente quando seus processos são automatizados;
●     Aumenta a satisfação do advogado, pois ele pode dedicar mais tempo a trabalhos faturáveis e outras atividades geradoras de receita;
●     Melhora a comunicação e a transparência entre a equipe do escritório ou departamento jurídico e os clientes;
●     Diminui as despesas gerais de pessoal e outras taxas associadas a um escritório de advocacia convencional;
●     Nivela o campo de atuação, permitindo que você se mantenha competitivo com um orçamento menor.

O case L’Oréal

A equipe jurídica da L'Oréal Austrália e Nova Zelândia queria ajudar o negócio a progredir. No entanto, isso era considerado difícil devido à quantidade de trabalho diário que era incumbido - afinal, a L'Oréal trabalha com 45 marcas combinadas em ambos os países.

Foi contratada uma ferramenta de automação jurídica que oferece gerenciamento completo do ciclo de vida do contrato, fluxos de trabalho automatizados, aplicativos de autoatendimento, entre outras funções.

Resultado: pode-se fazer mais com menos. A ferramenta de inovação jurídica ajudou a mudar a percepção que se tinha do setor - entender como a equipe trabalha e como apoia os negócios. A partir disso, liberou o time para focar em estratégias, colocando seus melhores advogados onde deveriam estar.

A implementação de tecnologia na área jurídica foi transformadora para os negócios, reduzindo os gastos legais externos ao mesmo tempo que aumentou a satisfação da empresa com o Jurídico.

Por que investir na automação de processos na área jurídica

A falta de inovação no setor jurídico pode se tornar um empecilho para o crescimento e a manutenção das operações de muitos escritórios. Logo, com as ferramentas de automação e uso da tecnologia, é possível destacar-se no mercado, oferecer melhores experiências para os clientes bem como promover um melhor ambiente de trabalho para advogados, com foco na produtividade e no desenvolvimento profissional.

O software da Deep Legal oferece uma solução completa para automatizar e otimizar as atividades do dia a dia do advogado no escritório ou departamento jurídico. Agende uma demonstração e torne seu departamento jurídico ainda mais direcionado para o sucesso.



[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA LTDA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP