Blog | Onde jurídico é investimento

ANÁLISE PREDITIVA: COMO FUNCIONA E COMO IMPLEMENTAR NA ADVOCACIA

24/11/2021

Atualmente, existem mais de 77 milhões de processos em tramitação na Justiça Brasileira. Contudo, quanto maior o volume de dados, menos complicada é a tarefa de avaliar quais são as melhores decisões para os diferentes casos. Além disso, quando gerenciados de maneira adequada, esses dados podem proporcionar insights para cortar custos e gerar valor de negócio.

Em razão dessa alta demanda, vem ganhando visibilidade a análise preditiva. Essa técnica consiste no uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros com base em históricos. Como resultado, fornece uma melhor avaliação do que acontecerá no futuro.

Esses insights levam à tomada de decisão baseada em dados, permitindo que o advogado reduza o risco, gerencie a conformidade e forneça resultados de sucesso para seus clientes, parceiros e partes interessadas. Um exemplo fora do âmbito jurídico é a “sabermetrics”, que observou as estatísticas do beisebol e ajudou o Oakland Athletics a vencer 20 jogos consecutivos em 2002.

Embora a análise de qualquer ação humana seja um tanto qualitativa, as estatísticas esportivas ainda são em grande parte quantitativas. O mesmo ocorre no Direito. Portanto, com a preditividade, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia não precisam mais apenas imaginar. Muita coisa pode ser prevista.

A análise preditiva pode transformar o setor jurídico?

Sim, e isso já vem acontecendo em várias partes do mundo. Pois, a não ser que algo diferente ocorra para mudar o padrão, sabemos que a tendência das ações é que elas se repitam. Portanto, utilizando as tecnologias que já citamos, a análise preditiva pode traçar um histórico de decisões tomadas por um juiz e, baseado nesses dados, decidir a melhor forma de conduzir um processe desse magistrado.

No entanto, cabe ressaltar que, mesmo com soluções que fornecem recomendações estratégicas para um determinado assunto, o talento humano e a experiência ainda serão a peça mais importante de um processo. Na verdade, o uso dessa tecnologia garante que, em vez de perder tempo avaliando questões relativamente simples, o advogado pode voltar sua atenção para questões que necessitam de conhecimento jurídico aprofundado.  

Como implementá-la no escritório ou departamento jurídico

O primeiro passo para começar a aplicar a análise preditiva no trabalho do advogado é buscar um software de legal analytics que cumpre essa função. Até porque colher e analisar os dados dos Tribunais manualmente seria muito mais trabalhoso e vai contra os princípios de agilidade e facilidade que a análise preditiva propõe. Portanto, contar com uma ferramenta para fazer todo esse trabalho de pesquisa e análise de dados é, certamente, o melhor caminho.  

Além da contratação de uma plataforma capaz de coletar dados e extrair previsões a partir dessas informações, é importante implementar uma cultura data driven em seu escritório ou departamento jurídico. Isso significa uma mudança processual que implica em tomar decisões baseando-se em indicadores reais.

A ferramenta Predict da Deep Legal, por exemplo, oferece uma solução completa de análise preditiva jurídica, conseguindo indicar com 84% de precisão se uma decisão será dada de modo favorável ou contrária à necessidade do cliente. Como resultado, é possível propor acordos antes mesmo da empresa efetivamente perder uma quantia considerável de dinheiro.

Agende uma demonstração e torne seu departamento jurídico ainda mais direcionado para o sucesso.



[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA SA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP