Blog | Onde jurídico é investimento

A JURIMETRIA COMO EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS JURÍDICOS: EXEMPLOS PRÁTICOS

25/11/2021

Resumidamente, o conceito de jurimetria pode ser explicado como a estatística aplicada ao Direito. Seu principal objetivo é acompanhar um grande volume de processos e analisar informações processuais de forma quantitativa.

Conforme já abordamos em nosso blog, essa ferramenta vem ganhando popularidade e já faz parte da rotina dos departamentos jurídicos de grandes empresas e escritórios modernos. Mas, na prática, como a jurimetria auxilia no dia a dia do setor jurídico?

Veja, a seguir, algumas áreas que se beneficiam da aliança entre a tecnologia, a estatística e o trabalho dos advogados.  

1. Jurimetria aplicada ao compliance

O verbo to comply, em inglês, significa estar de acordo com uma regra. Já nas empresas, o compliance é um setor específico para analisar se os processos da organização estão em conformidade com leis e regulamentos, além de aplicar mudanças necessárias para regularizar as obrigações da empresa perante a lei.

Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Justamente por isso, esse tem se tornado um dos ramos mais promissores da advocacia. Logo, também é crescente a quantidade de empresas interessadas em implementar sistemas que evitem fraudes e riscos, criando mecanismos que garantem a integridade da organização.  

De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela KPMG em 2019, alguns de seus principais desafios são:  

  • Identificar, avaliar e monitorar os aspectos de compliance e regulatório (85%)
  • Matriz de risco e controle (51%)
  • Capacitação de público interno e externo (79%)
  • Integrar a área de compliance com as demais áreas de negócios (76%)
  • Executar as investigações e diligências (68%)
  • Patrocínio dos Executivos do Comitê e do Conselho de Administração (65%)
  • Canal de Denúncia ou Linha Ética (56%)  

Portanto, tendo o Big Data como fonte, a jurimetria fornece informações cruciais para o bom desempenho do compliance. Afinal, ela indica onde estão os riscos e permite a gestão deles através da análise de cenários.  

2. Jurimetria na avaliação da performance jurídica

A análise da performance jurídica serve principalmente para mostrar a experiência e a atuação dos advogados em certos tipos de litígio. Por meio da jurimetria, essa avaliação pode se tornar mais simples e prática.  

Isso porque, com o auxílio da ferramenta ideal, os processos com atuação de um determinado advogado podem ser separados, por exemplo, por temas, tribunais e até mesmo juízes. Portanto, a partir desses filtros automatizados, é possível analisar a frequência de casos em que um determinado advogado atuou, bem como quantos desses foram vencidos.  

Consequentemente, essas comparações permitem que um profissional ou setor jurídico possa conferir seu desempenho com o de seu concorrente. Além disso, a análise também pode ser usada por um cliente que deseja avaliar qual advogado contratar ou até para medir a performance de diferentes escritórios terceirizados.  

3. Legal Data Insights

Aqui, a análise estatística é protagonista na geração de insights jurídicos. Nesse sentido, a partir dos dados gerados pela jurimetria é possível avaliar algumas questões específicas que podem ser cruciais para levantar uma argumentação e garantir o sucesso da ação.  

Alguns dados que podem ser colhidos são:  

  • O percentual de decisões favoráveis ou desfavoráveis sobre um determinado tema;
  • O posicionamento de cada juiz de um Tribunal e qual a linha de argumentação mais bem-sucedida com aquele magistrado;
  • O volume de processos sobre uma tese específica em diferentes tribunais ao longo dos anos e como esses tribunais têm aceitado essa tese;
  • O valor médio de indenizações ao consumidor por tipo de demanda por juízo;
  • A súmula mais frequentemente citada pelos magistrados em suas decisões.  

Somado a isso, uma ferramenta de Legal Analytics pode também realizar uma busca jurisprudencial conforme o tema pesquisado. Assim, o advogado não precisa dividir sua atenção entre fazer download do detalhamento da plataforma e consultar o site do Tribunal para fazer a análise dos insights.

Como você pôde perceber, a jurimetria é uma estratégia bastante eficiente para aumentar a produtividade do advogado 4.0. Por isso, as Lawtechs são cada vez mais reconhecidas como facilitadoras do acesso à informação, sobretudo por meio da inteligência artificial.

A solução da Deep Legal, por exemplo, consegue indicar com 85% de acerto se uma decisão será dada de modo favorável ou contrária à necessidade do cliente. Por isso, o investimento é certeiro. Agende uma demonstração e torne seu departamento jurídico ou escritório de advocacia um Data Driven Legal Business.

[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA SA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP