Blog | Onde jurídico é investimento

4 maneiras de melhorar seu acompanhamento processual

7/9/2021

O acompanhamento processual é uma tarefa corriqueira, porém essencial para advogados. Afinal, ter esse controle é muito importante para uma prestação de serviços de qualidade. No entanto, a forma como essa atividade é realizada pode impactar diretamente na produtividade e assertividade do trabalho do profissional.

Até pouco tempo atrás, esse monitoramento era feito apenas manualmente, acessando os processos um a um nas consultas públicas dos Tribunais. Todavia, segundo estimativa do Jusbrasil, para atualizar 50 processos de forma manual, leva-se em média 4 horas. Ou seja: o controle processo a processo é um grande vilão da produtividade.

Para que a tarefa não tenha um grande peso na sua rotina de trabalho, o ideal é unir capacitação, boas práticas e recursos digitais. Neste sentido, a boa notícia é que o setor jurídico vem abraçando a tecnologia como sua aliada. Consequentemente, já temos no mercado alguns softwares que tornam essa tarefa mais ágil e concentram as pesquisas em um único lugar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como melhorar o acompanhamento processual em seu departamento jurídico usando a tecnologia de forma estratégica. Confira!

Invista em softwares jurídicos  

Uma das principais funcionalidades que um software jurídico deve proporcionar é a captura automática de publicações. Por meio deste recurso, robôs pegam o conteúdo disponibilizado nos sites dos tribunais e inserem esses dados na plataforma. Essa função, portanto, auxilia o profissional a ganhar tempo na hora de acompanhar seus processos.

Ao contar com uma ferramenta como a da Deep Legal, por exemplo, o acompanhamento processual fica mais rápido e fácil. Pois, com apenas alguns cliques, o advogado tem em mãos informações que incluem a identificação do processo, partes, etapas e andamentos.

Use indicadores de performance a seu favor

Os indicadores de performance, ou KPIs, podem facilitar a visualização geral dos processos em andamento e medir a produtividade de cada profissional nos processos de sua responsabilidade. Contudo, esta análise é facilitada quando o trabalho ocorre aliado ao uso de um software de análise jurídica balizado em Inteligência Artificial.

Nesse caso, a análise dos indicativos ajuda a entender quanto tempo está sendo utilizado no acompanhamento processual da carteira de processos e como distribuir essa atividade de modo a equilibrar os esforços de todos os advogados envolvidos nessa atividade. Clique aqui e veja como a automação da coleta de dados por meio de um Legal Analytics já traz um diagnóstico que serve de base para a formulação de indicadores.  

Deixe sempre os documentos importantes do processo junto aos seus andamentos  

Uma forma eficiente de ganhar tempo no acompanhamento processual é deixar sempre uma cópia digital dos documentos anexada ao andamento processual correspondente. Além de facilitar a compreensão das informações, essa prática evita que o advogado perca tempo buscando o documento em outro lugar.  

Diversos softwares jurídicos possibilitam a integração de documentos ao andamento processual, como o CPJ, o que facilita ainda mais na organização das ações. Essa tarefa pode ser concentrada no setor de controladoria jurídica, mas todos os membros da equipe devem estar motivados a organizar os processos sob sua responsabilidade.  

Motive sua equipe  a trabalhar de forma conjunta e organizada

Para gestores que desejam ganhar tempo no acompanhamento processual, trabalhar em equipe é fundamental. Portanto, utilizar-se de treinamentos e ferramentas é essencial para que todos os envolvidos no andamento de um processo possam se comunicar. Isso facilita a obtenção de informações e execução de tarefas, além de promover uma delegação assertiva de atividades.  

Assim, os gestores podem incentivar que a equipe use, além do software jurídico, outras ferramentas de organização de tarefas, como aplicativos de celular, Kaban, CRM, Workflows. O importante é alinhar as atividades e recomendações com todo o time para que as informações não se percam ou que nenhum profissional fique sobrecarregado.

________________________________________________________________________________

A Deep Legal está pronta para atender escritórios e departamentos jurídicos nas mais diversas frentes e necessidades, sempre visando melhorar a produtividade dos profissionais do Direito por meio do Legal Analytics. Entre em contato e solicite uma demonstração.  





[e-book] O ROI de um Legal Analytics
O ROI ou Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que permite saber se determinado investimento está trazendo lucros ou prejuízos ao seu negócio. Aqui, você conhecerá exemplo de resultados na aplicação de um Legal Analytics no seu jurídico.
Baixar e-book grátis
Dados, insights, inspiração.
Acompanhe as melhores notícias sobre Legal Analytics.
Obrigado por se cadastrar!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Deep Legal
Inteligência analítica para parceiros
Legal Analytics para consultorias, empresas de
tecnologia e advogados que queiram aprimorar
a experiência do cliente e alcançar o sucesso.
Veja como
DEEP LEGAL TECNOLOGIA DE DADOS E INFORMAÇÃOESTRATÉGICA LTDA
Rua Luis Seraphico  Júnior, 511 - Coworking Cj 51  - Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP